sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Passeio Pedestre da Papôa ao Forte de Peniche

A Papôa é uma península rochosa na zona norte de Peniche, lugar de contemplação de maravilhas naturais. Aqui é possível observar a estratificação de vários períodos temporais através das diferentes formas geológicas desta zona.
A Papôa propriamente dita terá resultado da agregação de materiais expelidos pela fenda vulcânica que existe no mar.  Tal como a restante costa de Peniche, provocou inúmeros naufrágios fruto de colisões com as formações rochosas e linha de costa.







































Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, também referida como Ermida de Nossa Senhora dos Remédios e Santuário da Senhora dos Remédios, localiza-se junto à costa, próximo ao cabo Carvoeiro, na freguesia da Ajuda, concelho de Peniche.
Embora se desconheça em que época foi edificado, acredita-se que a atual estrutura remonte ao século XVII.
De acordo com a tradição local, o culto a Nossa Senhora dos Remédios remonta ao século XII, período em que uma imagem da Senhora terá sido encontrada em uma caverna, sendo nela, talhada na rocha, a primitiva ermida. Sobre esse local, ergue-se hoje, o atual templo. Nele destacam-se azulejos evocando alguns episódios da vida de Nossa Senhora.
Azulejo no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
O local atrai grande número de devotos a uma festa religiosa que se realiza, anualmente, em outubro.
Encontra-se classificada como imóvel de interesse público desde 1996.























A Nau dos Corvos (ou Pedra da Nau)



















































Forte de Peniche

Peniche

Sem comentários:

Enviar um comentário