segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Passeio Pedestre Cultural Portalegre

Miradouro sobre Portalegre

A cidade de Portalegre





Entrada luxuriante em Portalegre!

Percorrendo as ruas de Portalegre.








  Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino
caixa

É um museu especificamente dedicado à apresentação, conservação e estudo de uma parcela fundamental do património artístico nacional representado pelas Tapeçarias de Portalegre. Para a sua constituição foi imprescindível o apoio do Instituto Português de Museus e a colaboração da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, que contribuiu para a constituição do museu, com o depósito de um conjunto significativo de coleções.
Ao atribuir ao Museu de Tapeçaria de Portalegre o nome de Guy Fino pretendeu-se prestar a justa homenagem ao homem que definitivamente integrou Portugal na lista dos grandes produtores internacionais de Tapeçaria.











Assim estamos todos(...) de pernas para o ar! (ano 2014)


  Sé de Portalegre
Foi edificada por iniciativa de João III de Portugal no lugar onde antes se erguera a Igreja de Santa Maria do Castelo.
Com projeto de Afonso Álvares, foi principiada em 1556. A sua última pedra, do fecho da abóbada, foi colocada em 1575, tendo sido concluída e consagrada no mesmo século. O seu primeiro bispo foi Dom Julião.
Em 1795, por determinação do bispo D. Manuel Tavares, foi restaurada, datando deste período a sua atual feição. Na ocsaião, ampliou ainda o Paço Episcopal, ergueu uma edificação própria para o Cartório da Casa Eclesiástica e mandou edificar a Igreja de São Tiago.
Maria II de Portugal ofereceu à Sé de Portalegre um sino fundido em Estremoz.






Porta da antiga muralha

Uma tapeçaria pendurada na fábrica

Edifício das novas instalações da Fábrica de tapeçaria de Portalegre


Museu José Régio
caixa


HISTORIAL

A Casa-Museu José Régio em Portalegre foi instalada naquela que foi a habitação de José Régio durante 34 anos.
Quando José Régio foi colocado no Liceu Mouzinho da Silveira, em Portalegre, na casa funcionava uma pensão, onde se hospedou.
Data dos finais do século XVII e terá sido um anexo do convento de S. Brás, do qual ainda existem alguns vestígios, nomeadamente da capela. Também serviu como quartel-general aquando das guerras peninsulares e muito mais tarde pensão 21.
José Régio alugou um humilde quarto e à medida que a necessidade de espaço aumentava com a ampliação constante da sua coleção, ia alugando as outras dependências da casa, até que se transformou em hóspede único.

Em 1965 vende a sua coleção à Câmara Municipal de Portalegre com a condição desta adquirir a casa, restaurar e transformar em Museu. Ficaria com o usufruto e só à sua morte este passaria para a Câmara. Tal não aconteceu, pois José Régio morre a 22 de Dezembro de 1969 e o Museu só veio a abrir a 23 de Maio de 1971.






O merecido almoço, num local muito aprazível, junto ao
 Rio Sever , em Portagem


Rio Sever - Portagem



Ponte romana , tendo como fundo o castelo da vila de Marvão












A Vila de Marvão sempre a acompanhar-nos!





Sem comentários:

Enviar um comentário